AdaptiloXP - Teclado Português-Esperanto para Windows XP (15/junho/2005)

Aviso: Este programa está disponibilizado gratuitamente, como freeware. Ele foi exaustivamente testado pelo autor, mas cabe unicamente ao usuário a decisão de instalá-lo, por sua única e exclusiva responsabilidade. O autor não se responsabiliza por nenhum problema que possa ocorrer, direta ou indiretamente, da instalação deste programa, nem por quaisquer outros que lhe possam imputar.

Leia atentamente o texto abaixo:  (Não quero ler as instruções, quero ir direto para o link de download!)

O teclado Português-Esperanto oferece a facilidade de digitar direto nas duas línguas, sem necessidade de alternar o teclado ou mesmo reconfigurá-lo. Esta solução não acrescenta nenhum programa residente na memória. Utiliza tão-somente os próprios recursos do Windows, eliminando totalmente a possibilidade de conflito com outros programas.

Windows XP/2000/2003 com teclado ABNT ou ABNT2

A família 9x (Windows 95/98/Me) NÃO é suportada por este programa. Para esses sistemas operacionais, use o Adaptilo disponível na página http://www.kurso.com.br/elshuto.php?pt

Até o momento, só teclados brasileiros (ABNT e ABNT2) são suportados.

Toda pessoa que precisa digitar algum texto em Esperanto no Windows XP/2000 e ainda não encontrou uma solução viável para isso.

Para obter as letras especiais do Esperanto, basta teclar o ~ (til) ou o ^ (circunflexo) e em seguida a letra correspondente. Ex.:

~ + c = ĉ ( c com circunflexo )

~ + u = ŭ ( u com braquia )

^ + c = ĉ ( c com circunflexo )

^ + u = ŭ ( u com braquia );

Também foram incluídos os caracteres da língua espanhola: ñ, ¡ e ¿. Para o obter o “ñ”, digite “~” + “n”. Para obter os sinais invertidos, mantenha pressionada a tecla “AltGr” e “Shift” e então pressione a tecla correspondente. Nos teclados que não têm a tecla “AltGr”, devem ser pressionadas as teclas “Alt” e “Ctrl” da direita.

A acentuação no programa Kurso de Esperanto (www.kurso.com.br) continuará inalterada.

Basta acessar o Painel de Controle do Windows: Iniciar/Configurações/Painel de Controle / Opções Regionais e de idiomas / aba “Idiomas” / botão “Detalhes”. Na janela “Idioma de entrada padrão” escolha um outro teclado. Clique no botão “Aplicar”, e o teclado Português-Esperanto estará desativado.

O Windows é um aplicativo comercial, desenvolvido visando o mercado específico de determinados idiomas. O Esperanto, por pertencer a todos os países e a nenhum deles especificamente, foi esquecido pela Microsoft. Isso não é algo de se admirar, pois dezenas de outros idiomas também não foram contemplados pelo Windows. A solução aqui proposta não fere de maneira alguma a estrutura do Windows, pois está classificada como driver de teclado, que qualquer usuário experiente pode criar e instalar no Windows.

Sim, existe o EK: http://www.esperanto.mv.ru/Ek/index.html

MSI é a sigla de “Microsoft Installer”, um recurso existente no Windows XP/2000 para a instalação de aplicativos. Basta dar um clique duplo no arquivo e a instalação terá início.

Você terá que selecionar o teclado da seguinte forma: Acesse “Iniciar / Configurações / Painel de Controle / Opções Regionais e de idioma / aba “Idiomas” / botão “Detalhes”. No quadro inferior dessa tela, clique no botão “Adicionar” e escolha o teclado Português-Esperanto na lista. Em seguida, no quadro “Idioma de entrada padrão” escolha o teclado Português-Esperanto. Clique no botão “Aplicar” e pronto.

Em programas que usam o Unicode, como o Word, Excel, PowerPoint, OutLook Express e outros, a acentuação será automática.

A maioria dos programas de correio eletrônico já oferece a possibilidade de enviar mensagens com codificação Unicode. Como exemplo, segue a configuração para o OutLook Express 5.5, da Microsoft:

Em "Ferramentas / Opções / Enviar / Configurações Internacionais... / Codificação Padrão" escolha "Unicode (UTF-8)" ou "Unicode (UTF-7)".

Vai depender do tipo de programa que o destinatário usará para ler as mensagens. Alguns programas muito antigos não são capazes de reconhecer o Unicode. Há também uma outra situação: se, no caminho até o destinatário, o email passar por algum processador de mensagens (o YahooGroups, por exemplo), as mensagens poderão ser convertidas para outro formato, o que poderá afetar a visibilidade dos sinais diacríticos das línguas (inclusive do português!).

Já entendi como funciona o Adaptilo, concordo com as condições deste documento e quero baixar o arquivo de instalação do Adaptilo para Windows XP/2000/2003: adaptiloxp.msi (0,03 MB)